sexta-feira, 29 de abril de 2011

PERDAS E DANOS

Cada encontro é sempre um desafio...além dos problemas técnicos que enfrentamos, dos incessantes insucessos e equívocos na concretização de idéias...temos o fantasma da insegurança que nos atormenta.
Não apenas a insegurança da cena,  mas a da vida também. Problemas técnicos de cena se resolvem com ensaios. A vida fora do palco ou da sala de aula, a vida privada fora da universidade é mais complicada...
Fico imensamente triste quando um acadêmico abandona o curso, principalmente quando é o curso que ele gostaria de fazer. E, mais ainda, quando esse acadêmico tem potencial...
Aqui há de se ponderar sobre alguns aspectos: Primeiro, quais as dificuldades que os estudantes, de artes cênicas, em Florianópolis, encontram para continuar frequentando as disciplinas? Quais suas realidades (financeiras, psicológicas, sociais)? Segundo, como, efetivamente, a universidade pode colaborar para a redução da evasão?
Tenho ouvido inúmeras queixas ultimamente...Problemas financeiros, horários das disciplinas que não contemplam a necessidade de buscar um emprego, falta de apoio familiar...Enfim, "n" coisas. Realmente, a vida não é fácil.
Mas quero crer que existe um aprendizado ao se tratar com todos esses problemas e que, ainda assim, vale muito  lutar por tudo aquilo que desejamos.
São os sonhos que idealizam o nosso mundo, fornecendo a "matéria" essencial para a construção da realidade.
Por isso, acredito na importância do trabalho teatral para a construção do imaginário e do sonho; para a mobilização das energias humanas e sua força criadora e transformadora. Por isso, acredito que vale a pena batalhar por nossos sonhos...e buscar aliados para concretizá-los.
Acho que a montagem cênica é um desafio maior dentro da universidade: é quando nos deparamos com o nosso próprio "lado negro da força"...E repensamos nossas convicções.
Mas aqueles que sobreviverem sairão fortalecidos, vencedores!!
 

2 comentários:

  1. É muito bonito ver essa visão. Já o ouvi conversar sobre isso com pessoa indecisa sobre o curso, e na época me lembro pensar " deixe ir, deixa ela ir as ruas, ir ao mundo e descobrir... vá! " Hoje pensei diferente. Lembrei de quando vagava em busca de um lugar que acolhesse todos esses sonhos, e o quanto me entristecia cada porta que fechava. Hoje percebo que o que fecha são nossos olhos... o mais importante é lembrar, que quando quiser retomar um sonho esquecido... é só levantar suas palpebras.

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de dúvida as escolhas na vida são bem maiores e mais exigentes que todas as outras. A arte sugere uma reflexão contínua e uma evolução diferenciada de seus interessados para transformar-se em uma escolha acertada. Parece que as influências externas devem estar equalizadas com os interesses pessoais para se evitar conflitos desnecessários... isso também é uma arte... e como tudo na vida e na arte, trás dramas e questionamentos. Necessidade! Eis a chave das escolhas e das vitórias.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, sugestões e criticas! Agradecemos desde já!