quinta-feira, 21 de abril de 2011

VISITA AO TAC

Em frente ao TAC!

Hoje a turma de Montagem Teatral foi fazer uma visita ao TAC - Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis. Tendo sua construção iniciada em 1857, a edificação luso-brasileira foi sofrendo diversas reformas ao longo dos séculos e foi tombada como Patrimônio Estadual em 1988.
Acompanhados pelo gentil Falcão, funcionário do teatro, pudemos desvendar os mistérios da caixa cênica, visitando palco, plateia, maquinarias, cabine técnica e camarim. Uma aula complexa para tão pouco tempo, mas fascinante: Tivemos a oportunidade de ver de perto o funcionamento das varas de iluminação e equipamentos de luz, varas de cenário e cortinas.
Com essa aula prática, a terminologia teatral começa a impregnar nosso vocabulário. Bambolinas, pernas, coxias, urdimento, rotunda, ciclorama, reguladores, pé-de-galinha, refletores elipsoidais, fresnéis, PCs, malaguetas, varandas, proscênio, ribalta...tudo estava lá, palpável, tangível, sensível.
O espaço físico do teatro, hoje, como espaço ilusional, está repleto de tecnologias ao nosso serviço, ou, antes, a serviço da concretização de ideias É fundamental para qualquer praticante da arte da cena conhecer estas possibilidades oferecidas. Saber como tudo funciona contribui muito para essa consciência.

Explicações sobre as definições da luz

No camarim com Falcão

Parte interna do TAC
OBS: Quer ver mais fotos, acesse o link: Processo Criativo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões e criticas! Agradecemos desde já!